Asa Noturna

AVALIAÇÃO

Alexandre Winck sugere a série de TV ASA NOTURNA (NIGHT WING).

“Arrow” abriu as portas para explorar o universo DC na televisão fora dos medalhões Batman e Superman. Se deu bem focando num herói que não exige tantos efeitos quanto o homem de aço nem é tão superequipado quanto o cavaleiro das trevas. Mais que isso, suas tramas são mais urbanas, menos “super” e mais pé no chão, inspiradas na trilogia do Batman de Christopher Nolan. Asa Noturna, vigilante mascarado encarnado por Dick Grayson, o primeiro Robin, seria perfeito para essa abordagem. Infelizmente, ainda não está nos planos das grandes emissoras.

Faz tempo que os fãs vêm preenchendo essas lacunas de super-heróis nas telas com os chamados fan films. Muitos são produções bem toscas mesmo, só para os fãs muito hardcore. Mas alguns surpreendem por sua qualidade de produção e até narrativa. Geralmente os fan films são curtas ou no máximo média metragem. “Asa Noturna – A Série” ousa por ser uma websérie. Foi desenvolvida por Jeremy Le e Danny Shepherd, que também faz o papel do protagonista, e produzida para o Youtube pelo canal Tsamahawk.

Os realizadores disfarçam muito bem o fato de não ter um grande orçamento. Tudo na produção, direção, elenco, etc. tem cara de profissional. Destaque para as bem coreografadas cenas de luta e os uniformes do Asa e do Exterminador, bastante convincentes. Captura bem a personalidade do herói que, apesar de seus dramas, é um vigilante mais piadista, menos “ranzinza” que o homem-morcego. A trama tem boas reviravoltas e prende a atenção.

Como os fan films em geral, peca por alongar um pouco demais as lutas e pelo excesso de clichês nos diálogos, mas mesmo “Arrow” sofre desse mal às vezes. Gosto de Shepherd como o herói e do vilão, mas confesso que achei a Barbara Gordon e o Bruce Wayne meio sem sal. Mesmo assim, vale para qualquer fã de quadrinhos, principalmente do universo de Batman, conferir esta proposta ousada.

O primeiro epísódio está disponível legendado no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=vKftFfn_X1M

Os episódios no idioma original estão no canal Tsmahawk:
https://www.youtube.com/user/IsmaHAWK