Livros de Youtubers: Modinha?

11 months ago by in Coluna, Destaque, Divulgação, Literalizando com a Brooke, Livros, Vídeos Tagged: , ,

O tema de hoje será mais um que entrará para o repertório polêmico. Afinal, falar sobre os diferentes gêneros/autores sem que alguém se sinta particularmente ofendido não é uma das tarefas fácil. Entretanto, gostaria de ressaltar que abordo esses temas por que há muitas pessoas que temem debatê-los. Por este motivo, escolhi falar sobre o novo sucesso: Livros de Youtubers.

Antes, quero dizer que não são todas as obras publicadas por essas webcelebridades que irão se encaixar nessa categoria que irei comentar. Porém, com o sucesso dessas pessoas, houve um aumento considerável no lançamento de livros neste segmento. O motivo? Vender o que agrada, assim como ocorreu com os livros de colorir para combater o estresse. Isso seria uma boa ideia se não fosse o fato de que muitos livros terem sido “escritos” por crianças – sim você leu certo – com temas que não agregam nenhum valor.

Quando você acaba se deparando com livros que tem como tema, uma biografia infantil e/ou narração de como jogar um determinado jogo; me faz refletir sobre até que ponto as Editoras estão realmente preocupados com incentivar o hábito da leitura com bons livros e não apenas lucrar com o que está em destaque. É claro que elas precisam ganhar dinheiro com vendas, afinal vivemos em um mundo/sociedade capitalista. Porém quando vemos que há diversos autores nacionais com excelentes obras que não tem a chance de publicarem seus trabalhos; e temos diversos livros de assuntos tão “banais” como a biografia de uma criança aos seus oito anos de idade – o que uma pessoa que viveu tanto tem para contar? – é impossível que não haja uma indignação/sentimento de injustiça.

Não estou dizendo que tais livros são ruins, só estou relatando o que eu penso sobre esta questão: obras que ganham a chance de serem publicadas pelo simples fato de ter alguém “famoso” como escritor. Enquanto isso, autores que abordam temas importantes, que irão ajudar quem ler suas obras, não possuem a mesma chance por não serem famosos.

Dessa vez, não irei citar nenhuma obra. Para aqueles que tiverem o interesse neste assunto, basta pesquisar um pouco que com certeza irá encontrar. O objetivo deste post é fazer essa reflexão sobre o que idolatramos e como a nossa literatura saí, por muitas vezes, perdendo devido a termos interesse em ler apenas o que está na moda. Já disse isso diversas vezes e volto a repetir: Já está mais do que na hora de admirarmos nossos autores nacionais e seus livros; está na hora de preenchermos os nossos cérebros e aprendermos a ter a nossa própria opinião e não apenas seguir os demais. Já passou da hora de refletir os valores e passar a dar espaço e importância para o que nós temos de melhor!

Imagem retirada de: JulinyBarreto.com

 

Se vocês quiserem, o Felipe Neto lançou há algum tempo um vídeo falando sobre o assunto – realmente vale a pena ser visto. Não é um vídeo sem noção ou cheio de besteira, mas sim onde vemos/aprendemos a ver um livro que agrega um valor para nós e outros que não farão diferença alguma.

Para terminar, quero saber a opinião de vocês sobre esse assunto. Deixem o seu comentário aqui.

Um beijo da Brooke!

Brooke Bells

Um blog sobre tudo que envolve a maravilhosa cultura Nerd. Blog - http://www.brookebells.com/ Nos acompanhe também em nossas redes sociais: Facebook - https://www.facebook.com/Brookeandbelle/ Twitter - https://twitter.com/brookebell_s Instagram - https://www.instagram.com/brookebells/

%d blogueiros gostam disto: