Star Wars – Episódio 7 : O Despertar da Força

1 year ago by in Star Wars Tagged: ,

A primeira pergunta que a Fabíola me fez quando cheguei em casa foi: “E aí? Gostou?” Gostei sim, bastante. Apesar de saber vários spoilers e rumores antes de assistir o filme – eu tentei evitar spoilers sobre a trama, queria saber quem eram os personagens e tal – isso não diminuiu a minha experiência. E assistir num cinema lotado de Nerd à 00:01 só fez melhorar a experiência…

Mas vamos lá, falemos do filme: J.J. Abrams e Lawrence Kasdan mandaram muito bem no roteiro. O Despertar da Força possui uma estória que te remete a trilogia original sem ser piegas. Repleto de cenas de ação e salpicado de piadinhas muito bem posicionadas, o roteiro te leva da euforia a tristeza muito bem.

Friamente analisando ele é um grande paralelo com o Episódio IV: Jovem em planeta desértico, droid perdido, vilões atrás do droid, fuga para outro planeta, prisioneiros interrogados, vilão mascarado que faz força, base bélica com poder para destruir planetas, personagens descobrindo a força, duelos de lightsaber, naves bombardeando a base “do mal”, resgate de prisioneiros… Porém, é um paralelo muito bem executado. A utilização das personagens da trilogia original não desvia o fluxo da estória, nem parece forçado, na verdade elas são mais personagens de apoio.

Personagens… Putz Kylo Ren é o que o Anakin dos episódios I, II e III deveria ser, Adam Driver mandou muito. Poe Dameron não apareceu tanto quanto Finn e Rey, mas ele marcou presença fortemente, com várias tiradas bem colocadas. Finn e Rey levam o filme nas costas, com muita facilidade, muito bem interpretados por John Boyega e Daisy Ridley. Só vou falar isso pra não soltar spoilers…

As cenas de ação estão muito bem desenvolvidas, CGI e efeitos especiais (físicos) perfeitamente mesclados. Finalmente um Star Wars aonde o uso da força sai da caixinha de mais rápido, mais intenso… Pirei logo no início. Sério, a galera faz força de com força nesse filme.

Duelos de lightsaber… PQP… Tava re-assistindo a trilogia original com a Fabíola e no Episódio 6 conversamos como que  a luta tinha ficado mais energética e veloz do que no episódio 5 (e várias vezes mais do que no 4)… No Episódio 7 os duelos estão irados. São o duelos da trilogia original aonde o sabre de luz é pesado, adicionando uma técnica bem mais apurada, retirando muito do balançar o sabre de um lado pro outro horizontalmente. E não são mais só o efeito especial, existe uma trama desenrolando ali, a platéia se envolve bem mais.

Agora fique ligado nos easter eggs que aparecem no filme. São vários e pelo filme inteiro. Já do trailer sabemos que tem o sabre do Anakin/Luke, mas tem muito mais. Alguns bem na frente, chacoalhados pelos atores, outros aqui e ali nas cenas.

Achei melhor que o Retorno de Jedi. Fica no top 3 fácil.

Diego Diehl

Especialista em games, Nerd de carteirinha e dodói por Star Wars. Navegando em seu site é possível perceber o quanto é eclético: publica desde devaneios à receitas culinárias. Dedica um espaço em seu site para o podcast do programa (www.baconzitos.com).

%d blogueiros gostam disto: